domingo, 22 de novembro de 2009

E salve o programa mais diversificado da televisão brasileira.




20 de novembro, data muito importante para mais da metade da população brasileira, data em que nos lembramos da luta de Zumbi contra os escravistas, os senhores de engenho, os capitães do mato, contra o preconceito que gera a falta de emprego, de escolariedade, de inclusão na sociedade, bom, todo mundo já conhece isso de cabo a rabo desde os primórdios da escola. Então prá quê fingir que o Brasil, mesmo tendo a maior população negra fora da África, É UM PAÍS QUE NÃO É PRECONCEITUOSO? Todos nós, arianos míseraveis, em algum momento na vida, nos esquivamos de um jovem negro vestido de acordo com a moda hip-hop por puro medo de ser assaltado. Tô mentindo? E porquê? Porque foi essa a imagem que nos vendem desde muito cedo, seja pelos programas matutinos de televisão, seja pelos jornais noturnos. Se falam tanto nos morros cariocas, da violência contida nas letras do funk e rap,nos assaltos nos cruzamentos de avenidas em São Paulo, mas sempre atribuindo isso ao povo negro, já perceberam? Sempre que entrevistam algum pobre, porque será que a preferência é sempre para o pobre que é negro? Aos negros que são ricos, só lhe restam programas especiais no dia 20 de novembro com a lição de moral "pessoas (pobres)que venceram na vida". Quer dizer, um negro não pode ter uma descendencia que lhe garanta um futuro promissor? Ele não pode passar numa universidade por mérito próprio, e sim pela sua cota? Ele não pode enriquecer com alguma idéia brilhante que já se torna exemplo apenas para o "seu povo"? E para os brancos, ele não é um exemplo? Se nós estudamos e passamos em universidades públicas com cotas para alunos de escolas públicas e do enem(bom,antigamente né?), foi devido unicamente ao nosso bom desempenho, porque somos inteligentes (?). Se enriquecemos com alguma idéia besta, ou de maneira ilícita, somos exemplos de conduta, disciplina e de inteligência usada em algo nobre. Sem falar em nossos sobrenomes, oriundos de todas as partes do mundo, que mesmo pertencente a alguém pobre, dá-lhe certo status europeu.

Sobre o especial do programa HOJE EM DIA no dia 20, só tenho uma coisa a dizer. FALSIDADE DO COMEÇO AO FIM.
Durante todos os dias da semana, eles nunca abordam qualquer tema referente aos negros. As dicas de moda nunca são voltadas a eles, as modelos nunca são negras, a culinária sempre tem um quê exótica, seja ela da grécia ou da frança. Sem falar dos apresentadores e na equipe, onde os negros são os câmeras (e PORQUE SERÁ NÉ?).
Pois bem, nesse "especial" foi debatido a contribuíção dos negros no desenvolvimento do Brasil, dicas de maquiagem, roupas com motivos etnicos, as vantagens de ser negro (acredite, eles falaram nisso). Mas o ápice foi Cris Flores dizendo a célebre frase " Desde pequena, meu sonho sempre foi ter cabelo crespo"
AAAAHAAAAAMMMMMM
Se o Edu ou o Celso tivessem dito "desde pequeno eu sempre quis ter um pinto do tamanho de um negro" soaria MILHÕES de vezes mais honesto do que essa declaração de dona Flowers.

Não sou a favor do feriado, deixo claro. Afinal, temos que ter consciência da importancia e na igualdade dos negro e brancos todos os dias.

Nenhum comentário: